Blog

Latest News
Veja o passo a passo da execução do delegado Ruy Ferraz Fontes, inimigo número 1 do PCC

Veja o passo a passo da execução do delegado Ruy Ferraz Fontes, inimigo número 1 do PCC


Delegado Ruy Ferraz Fontes é executado a tiros em Praia Grande, SP
O g1 teve acesso às imagens de câmeras de monitoramento que flagraram o momento em que Ruy Ferraz Fontes foi perseguido e morto por criminosos em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Ele era ex-delegado geral de São Paulo e secretário de Administração da cidade da Baixada Santista.
Fontes teve papel central no combate ao crime organizado e foi pioneiro nas investigações sobre o Primeiro Comando da Capital (PCC). A equipe de reportagem separou o passo a passo da execução que aconteceu no início da noite de segunda-feira (15):
Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Carro com delegado Ruy Ferraz Fontes colide com um ônibus
Reprodução
No primeiro momento, é possível ver o carro de Fontes sendo perseguido pelo veículo dos criminosos. Em seguida, o automóvel da vítima bateu em um ônibus e capotou na Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, no bairro Nova Mirim.
De acordo com a Polícia Militar, informações iniciais indicaram que o secretário perdeu o controle do veículo porque já havia sido baleado durante a perseguição.
Criminosos saem de veículo para executar delegado Ruy Ferraz Fontes
Reprodução
O carro dos criminosos conseguiu frear antes de bater em um dos dois ônibus envolvidos no acidente com o automóvel do secretário. Três homens desceram do automóvel, enquanto um quarto envolvido teria ficado como condutor do veículo.
Criminoso dá cobertura para dois comparsas executarem delegado Ruy Ferraz Fontes
Reprodução
Como ainda é possível ver nas imagens, um dos homens ficou dando “cobertura” para os comparsas ao lado do automóvel usado na perseguição.
Dois criminosos vão executar delegado Ruy Ferraz Fontes; dois pedestres ficaram feridos
Reprodução
Os outros dois homens foram até o veículo do ex-delegado e o executaram com tiros de fuzis. Durante a ação, a Prefeitura de Praia Grande informou que um homem e uma mulher que caminhavam pelo local também foram atingidos.
De acordo com a administração municipal, o casal foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Quietude. Os dois não correm risco de morte, sendo transferidos para o Hospital Municipal Irmã Dulce.
Criminosos voltaram para o carro após executarem o delegado Ruy Ferraz Fontes em Praia Grande, SP
Reprodução
Enquanto os três criminosos estavam fora do veículo, o motorista começou a fazer o retorno com algumas portas abertas. Logo depois, o trio entrou no automóvel e fugiu.
Criminosos fugiram após execução de delegado Ruy Ferraz Fontes em Praia Grande, SP
Reprodução
O delegado-geral de São Paulo, Artur Dian, afirmou que os criminosos atiraram mais de 20 vezes durante o atentado contra Fontes. Horas depois, o carro suspeito de ter sido usado na ação foi encontrado incendiado a aproximadamente dois quilômetros do local do crime.
Quem era Ruy Ferraz Fontes
Formado em Direito pela Faculdade de São Bernardo do Campo, onde também fez pós-graduação em Direito Civil, ele teve passagens por diversas delegacias especializadas, como o Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), o Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) e o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
Foi justamente no Deic, no início dos anos 2000, como chefe da 5ª Delegacia de Roubo a Bancos, que ele iniciou investigações sobre o PCC, sendo responsável por prender lideranças da facção e mapear sua estrutura criminosa.
Delegado Ruy Ferraz Fontes é executado a tiros no litoral de SP
Prefeitura de Praia Grande e Reprodução
A atuação de Fontes foi decisiva durante os ataques de maio de 2006, quando o PCC promoveu uma série de ações violentas contra forças de segurança em São Paulo.
Entre 2019 e 2022, comandou a Delegacia Geral de Polícia do Estado de São Paulo. Nesse período, liderou a transferência de chefes do PCC de presídios paulistas para unidades federais em outros estados, medida considerada estratégica para enfraquecer o poder da facção dentro das cadeias.
Ao longo da carreira, participou de cursos no Brasil, na França e no Canadá, e também foi professor de Criminologia e Direito Processual Penal. Em 2023, assumiu a Secretaria de Administração de Praia Grande, onde permaneceu até 2025.
Infográfico – Dr. Ruy Ferraz é morto a tiros em praia Grande
Arte/g1
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Fonte Oficial

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *