Parque Palafitas e Retrofit Santos recebem prêmio nacional de habitação
O projeto-piloto do Parque Palafitas prevê a construção de 60 unidades habitacionais no Dique da Vila Gilda.
Divulgação/ Prefeitura de Santos
A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, conquistou dois prêmios no 72º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, realizado em Cabedelo, na Paraíba. Os projetos Parque Palafitas e Retrofit Santos AD receberam o ‘Selo de Mérito 2025’.
O reconhecimento foi dado pela Associação Brasileira de Cohabs e pelo Fórum Nacional de Secretarias de Habitação e Desenvolvimento Urbano, na sexta-feira (19). Os projetos foram destacados pela inovação e impacto social.
O Parque Palafitas foi premiado na categoria Solução Inovadora para Habitação, pelo uso de tecnologias e sistemas alternativos aplicados à Habitação de Interesse Social (HIS). Já o Retrofit Santos AD também recebeu o reconhecimento na categoria de Interesse Social.
Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Em nota, o presidente da Cohab Santista, Maurício Prado, afirmou que as equipes da companhia e da prefeitura se sentiram honradas com os prêmios, concedidos após avaliação de técnicos renomados de todo o país. “Nossa maior realização acontece quando entregamos as chaves às famílias que mais precisam”, disse, segundo nota divulgada pela prefeitura.
O 72º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social é o principal evento do setor no Brasil, realizado anualmente pela ABC e pelo FNSHDU. A edição de 2025 foi promovida em parceria com o Estado da Paraíba e a Prefeitura de João Pessoa, reunindo gestores de habitação de todo o país, além de representantes do Governo Federal, Poder Judiciário e sociedade civil organizada.
Entenda os projetos:
Parque Palafitas
Entorno do Parque Palafitas, em Santos, SP, ganhará novo sistema viário e infraestrutura urbana.
Divulgação/Prefeitura de Santos
O Parque Palafitas está sendo implantado como projeto-piloto na Zona Noroeste, onde dará origem ao novo bairro Vila Gilda. A iniciativa prevê a revitalização da maior favela sobre palafitas do Brasil, com investimento de R$ 26 milhões na construção de 60 moradias, divididas em quatro prédios residenciais e 16 casas térreas.
As unidades habitacionais terão entre 48 e 49m², todas com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O complexo contará ainda com área comercial, associação de moradores e deck flutuante.
Santos AD: primeiro retrofit público da Baixada Santista
Prédio do antigo Ambulatório de Especialidades (Ambesp) terá as salas comerciais transformadas em habitações.
Marcelo Martins
O Retrofit Santos AD, é um edifício localizado no Centro Histórico que será transformado em apartamentos destinados a estudantes da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp) em situação de vulnerabilidade social.
O imóvel passará por um processo de retrofit, uma técnica de revitalização de construções antigas que busca modernizar o espaço, corrigir problemas de infraestrutura e torná-lo mais seguro sem retirar elementos originais históricos e arquitetônicos.
A construção possui 2.800 metros quadrados e sete andares, que abrigarão duas unidades comerciais e 36 habitacionais de um e dois dormitórios, sendo 18 de cada tipo. Três apartamentos serão acessíveis a pessoas com deficiência. Áreas comuns como lavanderia, bicicletário e salão para festas e reuniões também serão construídos.
Veja mais detalhes do retrofit:
Chaves do primeiro retrofit a abrigar moradias de interesse social são entregues
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Fonte Oficial