Blog

Latest News
Do 1° videogame no Brasil a robô com rosto humano: colecionador tem acervo com 5 mil brinquedos

Do 1° videogame no Brasil a robô com rosto humano: colecionador tem acervo com 5 mil brinquedos


Homem coleciona brinquedos na Baixada Santista, SP
Carrinhos, bonecas, videogames e jogos de tabuleiro. O empresário Paulo de Carvalho, de 45 anos, começou a colecionar brinquedos antigos quando ainda era adolescente. Hoje, ele tem um galpão em Cubatão (SP), com aproximadamente cinco mil itens que o transportam para uma viagem no tempo.
O empresário contou ao g1 que tinha 13 anos quando começou a vender antiguidades com o avô que era colecionador de moedas e cédulas. “Tive uma infância difícil e vi a paixão que ele tinha. Isso me fez pensar: ‘Por que não colecionar brinquedos da minha infância que eu não pude ter?'”, explicou Paulo.
Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Seja garimpando na internet ou em lojas físicas, Paulo conseguiu reunir relíquias que marcaram gerações, e mais do que isso: tem um cuidado rigoroso para mantê-las funcionando ao longo dos anos. Este, inclusive, é o caso do Telejogo da Philco, o primeiro videogame lançado no Brasil, em 1977.
Colecionador Paulo de Carvalho, de 45 anos, com a espada que sonhava ter quando era criança
Abner Reis/TV Tribuna
“Primeiro, esses tipos de brinquedos são raros de achar. Em segundo, a gente tenta dar um carinho para manter ele daquela forma. O cuidado que eu tenho aqui para manusear os brinquedos. Essa é a minha paixão: preservar aquilo como se ele tivesse saído da loja hoje”, afirmou o colecionador.
A pedido da equipe de reportagem, ele listou os três brinquedos considerados como os mais raros da coleção:
1⃣Vlix do Star Wars, da marca Glasslite: Paulo explicou que a versão da empresa americana Kenner, que detinha os direitos da franquia, desistiu de lançar o boneco nos Estados Unidos. O exemplar que ele tem é da empresa brasileira que chegou a lançar comercialmente, mas logo suspendeu as vendas.
“Como ele era muito diferente dos outros e não tinha nada a ver com os personagens principais de Star Wars, ele acabou micando e virando um brinquedo muito raro. Por conta disso, hoje é um brinquedo muito disputado nos leilões internacionais”, afirmou ele.
Primeiro videogame lançado no Brasil está entre os itens da coleção do empresário Paulo de Carvalho, de 45 anos
Abner Reis/TV Tribuna
2⃣Espada dos Thundercats que projeta feixe de luz, também da marca Glasslite: além de ser rara, tem um valor sentimental para o colecionador. “Eu não tive na infância. Eu queria muito, mas meus pais não tinham condições de comprar”, lembrou Paulo.
3⃣Robô japonês com rosto humano dos anos 60: de acordo com o empresário, o Japão teve que fazer a reconstrução do país após a Segunda Guerra Mundial, e o setor de brinquedos foi uma das fontes de receita daquela época.
“Os brinquedos eram muito cobiçados por terem uma característica diferente do que tinha no mercado. Eles exploraram muito a questão espacial, começaram a fazer disco voador, naves espaciais e robôs. Só que a maioria dos robôs, eles fizeram uma humanização”, disse o colecionador.
Empresário Paulo de Carvalho, de 45 anos, tem coleção de cinco mil brinquedos
Abner Reis/TV Tribuna
Herança
A vontade de colecionar herdada do avô está sendo repassada para os filhos, de 7 e 13 anos. Segundo Paulo, os itens do passado o ajudam a interferir no futuro das crianças, afastando as horas em frente às telas.
“É uma grande dificuldade, não vou falar que é tão fácil não”, destacou o empresário. “Quando você está brincando, está desenvolvendo o seu cognitivo. Quando está fora das telas, fazendo a sua cabeça pensar, começa a desenvolver um outro lado, então eu sempre tento fazer dessa forma com eles”.
Empresário Paulo de Carvalho, de 45 anos, passa a paixão herdada do avô para os filhos
Abner Reis/TV Tribuna
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Fonte Oficial

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *