Blog

Latest News
'Deu bobeira', diz idoso de 79 anos sobre abuso sexual de pata no litoral de SP

'Deu bobeira', diz idoso de 79 anos sobre abuso sexual de pata no litoral de SP


Pata foi localizada e encaminhada ao Departamento de Proteção à Vida Animal (DPVA)
Raphael Lapa
O idoso, de 79 anos, acusado de zoofilia após ser flagrado abusando sexualmente de uma pata em Peruíbe, no litoral de São Paulo, confessou o ato à Polícia Civil e disse que “deu uma bobeira e quis fazer”. A declaração foi dada em depoimento, segundo apuração do g1.
Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O homem foi intimado a prestar esclarecimentos após a denúncia. Ele afirmou aos policiais que não faz uso de medicamentos nem realiza tratamento psicológico ou psiquiátrico. Disse ainda que nunca havia abusado de nenhum animal e que a pata foi a primeira vítima.
O suspeito era contratado para cuidar da ave e de outros animais em uma chácara no bairro Recreio Santista. A pata foi recolhida pelo Departamento de Proteção à Vida Animal (DPVA) da cidade.
Apesar da confissão, o idoso foi liberado por não ter sido preso em flagrante. Ele será indiciado e responderá ao inquérito policial que apura o caso.
Zoofilia é crime?
Atualmente, a zoofilia não é tipificada como crime específico no Brasil. Casos de abuso contra animais acabam enquadrados de forma indireta, geralmente com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que prevê punições por maus-tratos, ferimentos ou morte, mas não menciona a prática sexual.
No Congresso, tramita o Projeto de Lei 1.494/2021, que propõe tornar a zoofilia um crime formal. O texto prevê pena de dois a seis anos de prisão, multa e perda da guarda do animal, com punição agravada em caso de morte. A proposta foi aprovada pela Comissão de Meio Ambiente do Senado em abril de 2024 e aguarda análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Relembre o caso
O abuso sexual contra a pata ocorreu na quarta-feira (10) em uma chácara onde o idoso cuidava de animais. O caso foi registrado em vídeo, ao qual o g1 teve acesso. As imagens mostram o flagrante do abuso, mas, devido ao teor do conteúdo, não serão exibidas.
As imagens chegaram ao DPVA, que acionou a Polícia Civil e a Guarda Municipal. Em ação conjunta, as equipes localizaram a esposa do suspeito e identificaram a pata vítima do abuso. O homem confessou o ato em depoimento, mas foi liberado por não ter sido preso em flagrante.
Segundo o DPVA, o animal pertencia a uma vizinha que contratava o idoso para cuidar das aves. Nas imagens, ele aparece segurando a pata sobre uma estrutura de concreto, cercado por outros animais. A posição e os movimentos indicam o ato de abuso.
O que fazer em casos de maus tratos a animais?
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Fonte Oficial

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *