Blog

Latest News
Mais de 1,3 profissionais trabalham na operação de rescaldo após chuva que superou média histórica em Santos

Mais de 1,3 profissionais trabalham na operação de rescaldo após chuva que superou média histórica em Santos


Equipes realizaram operação de rescaldo após temporal em Santos, SP
Divulgação/Prefeitura de Santos
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, mobilizou mais de 1,3 mil profissionais para uma operação de rescaldo após o temporal que deixou a cidade debaixo d’água. A cidade de Santos registrou o triplo de chuva esperada para o mês em 24h. As ações envolveram intervenções no trânsito, limpeza, zeladoria, monitoramento de áreas de risco, entre outros setores.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o medidor do Morro São Bento registrou 124 milímetros de chuva entre a madrugada e às 16h de quarta-feira (6). O índice supera, em menos de 24 horas, a média histórica de chuvas para todo o mês (122,4 mm).
Vídeos feitos por moradores mostram os motoristas enfrentando alagamentos em ruas da Baixada Santista. Nas imagens, ainda é possível ver sacos de lixo espalhados por ruas, já que os trabalhadores da limpeza urbana na Baixada Santista estiveram em greve.
Temporal deixa cidades debaixo d’água e provoca transtornos no litoral de SP
Entre as principais ações de rescaldo, tiveram vistorias e intervenções em pontos críticos, como áreas sujeitas a alagamentos, acúmulo de lixo e obstruções no sistema de drenagem.
Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Além disso, as equipes também monitoraram canais com alto volume de água e vias com histórico de acúmulo de chuva. Nos morros, equipes da Defesa Civil monitoraram áreas consideradas de risco para deslizamentos.
Trânsito
Equipes da CET-Santos foram mobilizadas para garantir a segurança viária após temporal em Santos
Divulgação/Prefeitura de Santos
De acordo com o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos, Antônio Carlos Gonçalves, todas as equipes foram mobilizadas para garantir a segurança viária, minimizar os transtornos e orientar a população.
“Monitoramos os pontos de alagamento, ajustamos a sinalização, desviando o tráfego quando necessário, e continuamos apoiando diretamente as equipes da Defesa Civil e demais órgãos de emergência”, disse ele, por meio de nota divulgada pela prefeitura.
Ainda segundo a administração municipal, o transporte coletivo operou com rotas alternativas durante a manhã de quarta-feira, mas a operação foi normalizada durante a tarde.
Leia também:
MUITA CHUVA: Santos tem o triplo de chuva esperada para o mês em 24h; entenda
ACIDENTE: Idoso cai em canal durante temporal, se agarra em tubulação e é salvo por moradores
Equipes atuaram em áreas de alagamento em Santos, SP
Divulgação/Prefeitura de Santos
Lixo
A paralisação parcial dos trabalhadores da coleta e limpeza urbana, que atingiu seis cidades da Baixada Santista, foi encerrada na terça-feira (5). Apesar disso, Santos sofreu com os reflexos da greve durante o temporal no dia seguinte. Isso porque o lixo acumulado na cidade chegou a boiar em diversos trechos por conta de alagamentos.
Para a retirada dos resíduos acumulados, o consórcio Terra Santos, responsável pelo serviço, reforçou as equipes em mais de 40% durante a madrugada de quarta-feira.
Trabalhadores de limpeza urbana retiraram lixo em Santos após paralisação parcial
Divulgação/Prefeitura de Santos
Desassoreamento
No fim de julho, uma forte ressaca atingiu Santos e os canais foram tomados por areia. No entanto, as equipes trabalharam no desassoreamento, retirando 960 toneladas de areia até terça-feira (5) e as fortes chuvas de quarta contribuíram para a remoção de sedimentos, facilitando o escoamento e acelerando o processo de limpeza.
Prefeitura de Santos, SP, retirou 960 toneladas de areia de canal atingido por ressaca
Francisco Arrais/Prefeitura de Santos e Reprodução
Nova frente fria
A previsão é de sol entre nuvens nesta quinta-feira (7), com temperaturas mínimas de 16°. No entanto, uma nova frente fria deve trazer pancadas de chuva durante a sexta-feira (8). Para sábado (9), a previsão é de chuvas durante todo o dia, com intensidade variando de fraca a moderada.
A maré deve seguir elevada, podendo ultrapassar dois metros, segundo o boletim emitido pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta) na quarta-feira (6).
De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações, o estado é de atenção na região da orla e alerta na região do estuário.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Fonte Oficial

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *