Médico perde 80 kg, publica livro nos EUA e compartilha trajetória contra a obesidade: 'pode ser vencida'
Marcelo Bechara perdeu 80 kg após começar a estudar sobre obesidade
Arquivo Pessoal
O médico clínico e cirurgião-geral Marcelo Bechara, de 45 anos, passou mais da metade da vida lutando contra a obesidade. Ao reconhecer que enfrentava uma doença, começou a estudá-la e mudou de vida: perdeu mais de 80 kg e transformou a própria história em inspiração para pacientes e livros.
“Sou a prova viva de que a obesidade é uma luta que pode ser vencida. Desde então, minha missão é levar saúde e qualidade de vida aos meus pacientes”, afirmou o especialista, que atua em uma clínica própria de Medicina Integrativa em Praia Grande, no litoral de São Paulo.
Há um mês, Bechara se tornou o primeiro médico brasileiro a lançar um livro na Biblioteca Pública de Orlando, nos Estados Unidos. A obra ‘Obesidade – O saber e a inovação curam patologias’ agora faz parte do acervo permanente da instituição.
Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Ao g1, o médico disse que o feito fortalece a literatura médica brasileira em espaços culturais internacionais. “A população mais obesa do mundo é a americana, e o mercado americano é conhecido como o mercado do futuro”, explicou.
Médico perde 80 kg, publica livro nos EUA e conta trajetória contra a obesidade
Luta contra obesidade
Bechara chegou a pesar 170 kg e começou a enfrentar a obesidade ainda na adolescência. Passou por bullying, constrangimentos e dificuldades, como não conseguir entrar em um carrinho de montanha-russa em um parque de diversões.
“Foram inúmeras tentativas frustradas de emagrecimento, desde o uso de medicamentos até as dietas mais restritivas”, lamentou o cirurgião.
Em 2018, Bechara optou pela cirurgia bariátrica. Na época, ele pesava 160 kg e chegou a eliminar 50 kg com o procedimento. No entanto, o médico voltou a engordar dois anos depois porque não desenvolveu hábitos saudáveis.
“Ao perceber que estava perdendo a qualidade de vida e até deixando de lado momentos simples, como brincar com as minhas filhas, entendi que estava na hora de mudar”, explicou o cirurgião, dizendo que foi quando reconheceu a obesidade como doença.
“Hoje, por meio da medicina, entendo que o tratamento se baseia em entender todo o organismo, incluindo a mente, os hábitos e, claro, a alimentação”.
O médico começou a contar com ajuda de medicamentos para combater a compulsão alimentar e adotou uma rotina de alimentação saudável, além de fazer exercícios físicos, com musculação e cardio. Segundo ele, o tratamento é um protocolo completo, pois só o uso de remédios não faz efeito, além de ser perigoso à saúde sem um acompanhamento profissional.
Com a nova rotina, Bechara chegou aos atuais 87 kg, melhorando significativamente a qualidade de vida. Em 2023, ele inaugurou a clínica de Medicina Integrativa para proporcionar aos pacientes cuidados que vão além do tratamento de doenças, promovendo melhora no bem-estar.
Marcelo Bechara lutou contra obesidade por aproximadamente três décadas
Arquivo Pessoal
Livros e lançamento nos EUA
Em maio deste ano, Bechara lançou seu primeiro livro: ‘A Chave do Emagrecimento’. “[Ele] narra a trajetória de 30 anos lutando contra a obesidade e vários episódios marcantes da minha vida”, explicou.
Já a segunda obra, ‘Obesidade – O saber e a inovação curam patologias’, conta com uma linguagem um pouco mais técnica para abordar os tratamentos e as abordagens multidisciplinares. De acordo com Bechara, o livro busca traduzir a ciência de forma clara, conscientizar sobre os riscos da obesidade e inspirar outros profissionais brasileiros a fazerem a diferença na vida dos pacientes.
“Hoje temos muitas tecnologias que ajudam os pacientes a perder peso e a vencer a obesidade, como os medicamentos, por exemplo. Essa evolução toda elimina as populares dietas restritivas. O livro também fala um pouco sobre as tecnologias que estão previstas para o futuro”, disse o médico.
O lançamento em Orlando ocorreu em julho, junto com outras sete obras de brasileiros, todas da Editora Suardi. A CEO, Giselle Suardi, explicou que foi o primeiro evento com livros brasileiros na biblioteca.
Marcelo Bechara lançou livro “Obesidade – O saber e a inovação curam patologias” nos EUA
Neto Soares
“Eles [da biblioteca] ficaram surpresos, pois lá não tem nenhum registro de livros em português. Então tivemos esse feito pela primeira vez”, celebrou.
A editora atua no Brasil e nos Estados Unidos, e pretende expandir para a Europa. “A iniciativa surgiu para fortalecer a carreira dos escritores no exterior e trazer conteúdos riquíssimos de profissionais, como Bechara, para dar oportunidades as pessoas de receberem o conhecimento”, explicou.
Médico Marcelo Bechara escreveu livro sobre obesidade após lutar contra doença
Neto Soares
Segundo o médico, o lançamento foi muito produtivo. “Até achamos que os americanos são mais ‘frios’ do que os brasileiros, mas muito pelo contrário, o livro foi muito bem recebido”. Bechara ressaltou ter sido uma honra fazer parte do evento, considerado por ele marcante e histórico.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Fonte Oficial