São Vicente propõe convênio para criar Guarda Civil Metropolitana na Baixada Santista
GCM de São Vicente, SP
Cesar Morgado/Prefeitura de São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, apresentou uma proposta de convênio para integrar as Guardas Civis Municipais (GCMs) e criar uma corporação metropolitana na Baixada Santista. A medida prevê treinamentos, operações e investimentos conjuntos entre as instituições. Ao g1, as prefeituras avaliaram a alternativa sugerida (veja abaixo).
O convênio foi apresentado pelo comandante da GCM de São Vicente, Rubens Goes, durante a última reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), realizada em Peruíbe.
A proposta visa padronizar capacitações profissionais com treinamentos compartilhados, planejamento de operações conjuntas entre as guardas de cada município e fortalecimento da comunicação entre as corporações.
No campo dos investimentos, foi sugerido o compartilhamento de pregões para aquisições conjuntas de itens, como armamentos. Segundo a prefeitura, a expectativa é que, com maior volume de compra, os municípios obtenham melhores preços na concorrência.
Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O presidente do Condesb e prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Pode), se manifestou nas redes sociais sobre a proposta. Segundo ele, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a atuação regional das corporações por meio de formações conjuntas, operações integradas e melhorias na comunicação.
Amado considera essencial que todas as cidades da região tenham acesso a ações coordenadas que impactem diretamente na qualidade de vida da população. “Que a gente consiga ter uma integração na formação dos guardas. Isso dá mais eficiência”, afirmou.
“A Guarda Civil é Municipal… Mas poderia ser Metropolitana! É a proposta”, publicou o prefeito no Instagram.
Cada prefeitura será responsável por realizar a análise jurídica do convênio antes de formalizar a participação. A medida só entra em vigor após a adesão de todos os municípios.
Posicionamentos
A Prefeitura de Santos informou que não participou da reunião e destacou que a atuação da GCM já prevê compartilhamento de dados e operações com outras esferas, conforme o Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSP) 2021–2030.
A Prefeitura de Bertioga avaliou a proposta como um avanço na segurança pública. “Não há entraves identificados até o momento, e a iniciativa é avaliada por todos como uma oportunidade de somar esforços sem comprometer as rotinas locais”, destacou a pasta.
Patrulhamento com quadriciclos será realizado de forma inédita em São Vicente
Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Cubatão considerou a medida relevante para as ações integradas. “A proposta ainda está em análise pelos órgãos competentes, considerando todos os aspectos técnicos e jurídicos necessários para assegurar máxima eficiência e legalidade”. Para o Executivo, eventuais ajustes necessários devem ser discutidos com as demais cidades para garantir que o convênio atenda a todas as especificidades e desafios locais.
Mongaguá avaliou a proposta como “interessante” e informou que está elaborando um estudo detalhado para avaliar impactos e ações de nivelamento. “A integração das forças permite operações de grande envergadura e de alto impacto, contribuindo com a Polícia Militar e Civil […] Não há entraves, apenas limitações naturais, uma vez que os efetivos e a disponibilidade de recursos variam conforme o porte de cada município”, acrescentou.
Praia Grande afirmou que o tema ainda precisa ser melhor analisado, considerando questões práticas e operacionais. Não há definição sobre adesão.
Guarujá informou que o posicionamento será definido após as próximas reuniões do Condesb.
As prefeituras de Itanhaém e Peruíbe foram contatadas, mas não responderam até a publicação desta reportagem.
Outro assunto: Cão de GCM morto com tiro se despede em velório
Cão de GCM morto com tiro na cabeça se despede de ex-tutor
Um dos cachorros do Grupamento de Operações com Cães (GOC) protagonizou uma cena emocionante no velório do guarda civil municipal Alexsandro Lima do Nascimento, morto após ser baleado na cabeça durante um tiroteio em São Vicente, no litoral de São Paulo. K9 Bolt, como é chamado o animal, despediu-se do agente que era parceiro nos patrulhamentos e operações.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Fonte Oficial