Desfile cívico é realizado na orla de Santos no dia da Independência; veja a programação
Desfile cívico ocorre na orla de Santos, SP.
Divulgação/Prefeitura de Santos
Em comemoração ao Dia da Independência, o tradicional desfile cívico-militar será realizado neste domingo (7), a partir das 9h, em Santos, no litoral de São Paulo. A cidade ainda terá uma extensa programação, com atividades especiais em homenagem ao santista José Bonifácio, Patrono da Independência do Brasil. Haverá alterações no trânsito e no transporte público (veja detalhes mais abaixo).
O evento começará com o hasteamento da Bandeira do Brasil e a execução dos hinos nacional e de Santos. Em seguida, o desfile será realizado em três blocos distintos, reunindo cerca de 2 mil pessoas ao longo da Avenida Bartolomeu de Gusmão, na orla da praia, entre os canais 5 e 6, no bairro Aparecida.
De acordo com a prefeitura, o bloco escolar contará com escolas municipais, estaduais e projetos educacionais. As ONGs e associações se apresentam com 14 entidades a pé e quatro grupamentos motorizados (Samu, Defesa Civil e GCM). Já pelas forças de segurança, desfilam equipes da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Portuária e Destacamento Montado.
Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Programação
Desfile Cívico-Militar
Horário: 9h às 13h
Local: Avenida Bartholomeu de Gusmão (entre canais 5 e 6)
Abertura: Hasteamento da bandeira e execução dos hinos
Passeio de Bonde – Rota José Bonifácio
Horário: 14h e 15h30 (Duração de aproximadamente 1h30)
Roteiro: Percurso com paradas no Pantheon e Prefeitura
Ingressos: R$ 7 (inteira) e R$ 3,50 (Meia-entrada para estudantes, professores, pessoas com deficiência e maiores de 60 anos) Gratuito para crianças até 5 anos no colo
Memorial José Bonifácio
Horário: 14h às 18h (funcionamento especial)
Local: Casa das Culturas de Santos
Alterações no trânsito e transporte
Domingo, a partir das 4h
Orla: Avenida da orla entre a Praça Santo Antônio, no Embaré, e a Av. Ana Costa fechada para lazer das 10h às 13h
Interdição principal: Av. Bartolomeu de Gusmão (Ponta da Praia/José Menino), entre Av. Antônio Guenaga e Av. Conselheiro Nébias, das 6h40 às 13h
Ônibus: Linhas 23, 52, 152 e 194 desviam por Av. Ana Costa, Praça da Independência, Rua Galeão Carvalhal, Gov. Pedro de Toledo e Av. Epitácio Pessoa.
José Bonifácio: o Patrono da Independência
José Bonifácio de Andrada e Silva nasceu em Santos em 1763, na antiga Rua Direita, atual Rua XV de Novembro. Além de político e articulador da Independência do Brasil, era poeta, filósofo, matemático e naturalista reconhecido internacionalmente.
Entre 1800 e 1808, conquistou prestígio como cientista ao descobrir e classificar diversos minerais, incluindo a petalita e o espodumênio, dos quais mais tarde se extrairia o lítio. Por essa descoberta, é o único cientista brasileiro relacionado à introdução de um elemento da tabela periódica.
Visionário de seu tempo, defendia ideias que permanecem atuais: igualdade entre as pessoas, reforma agrária, preservação ambiental, escolas e universidades públicas e abolição gradual da escravidão.
Passeio em Santos, SP, apresenta a história do Patrono da Independência do Brasil
Legado na cidade
O Memorial José Bonifácio, inaugurado em junho na Casa das Culturas, oferece imersão na história através de duas salas com conteúdos visuais, vídeos e objetos, incluindo medalhas, placas, livros e amostras dos minerais descobertos pelo cientista.
Na Praça Barão do Rio Branco está o Pantheon dos Andradas, onde José Bonifácio está sepultado conforme seu desejo expresso em testamento. A cidade conta ainda com a Praça da Independência, o “Boniselfie”, monumento instagramável do patrono, e o Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura de Santos.
Casa das culturas em Santos, SP, conta com sala em homenagem à José Bonifácio.
Vanessa Rodrigues/A Tribuna
Confira os pontos que levam o nome de José Bonifácio em Santos:
Nome de José Bonifácio está espalhado pela cidade de Santos
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Fonte Oficial