Blog

Latest News
Petrobras avalia usar futuro aeroporto de Guarujá, SP, como base para operações na Bacia de Santos

Petrobras avalia usar futuro aeroporto de Guarujá, SP, como base para operações na Bacia de Santos


Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá (SP)
Tadeu Ferreira Jr/Prefeitura de Guarujá
O futuro Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, no litoral de São Paulo, pode se tornar uma base estratégica da Petrobras para o transporte de funcionários às plataformas de petróleo e gás da Bacia de Santos. A estatal se reuniu com a Prefeitura de Guarujá e a Infraero para avaliar o uso do terminal, que está na fase final de construção.
O encontro aconteceu nesta semana e incluiu visita técnica às instalações da Base Aérea, localizada no Distrito de Vicente de Carvalho, onde funciona o aeroporto. Segundo a administração municipal, a reunião foi solicitada pela própria Petrobras para alinhamento com a Infraero, responsável pela gestão e operação do terminal.
A proposta é utilizar o aeroporto como facilitador para o transporte dos funcionários da estatal, o que resultaria em economia de tempo de deslocamento e redução dos custos com combustível. Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), Thaís Margarido, o aeroporto teria capacidade para realizar voos diários com os petroleiros.
Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
“Os presentes conheceram as estruturas do local e a previsão de quando entrará em operação. Com a possibilidade, o aeroporto receberia voos constantes, fomentando a economia local e nacional”, afirmou ela, segundo em nota divulgada pela prefeitura.
Na oportunidade, também participaram do encontro cinco gerentes operacionais da Petrobras e o superintendente de serviços aeroportuários da Infraero, Rodrigo Medeiros.
O Aeroporto de Guarujá é considerado ponto estratégico para o transporte de funcionários da Petrobras às plataformas de petróleo e gás na Bacia de Santos.
Divulgação
Potencial da Bacia de Santos
Durante as apresentações técnicas, a Petrobras detalhou os investimentos planejados para exploração de petróleo e gás na região, demonstrando por que considera o local estratégico para acesso às plataformas marítimas.
Os representantes da estatal apontaram, em mapas, a localização exata da Bacia de Santos, especificamente do Campo de Merluza, polo de produção de gás natural, e de um novo local de extração que está sendo estudado.
Já a Prefeitura de Guarujá exibiu vídeos institucionais do município e projeções do aeroporto, incluindo o Terminal Provisório de Passageiros.
Petrobras avalia usar futuro aeroporto de Guarujá, SP, como base para operações na Bacia de Santos. Reunião reuniu representantes da estatal e da prefeitura.
Divulgação/Prefeitura de Guarujá
Aeroporto de Guarujá
Atualmente, está em andamento a terceira fase das obras de reestruturação das vias de acesso ao Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá.
Aeroporto de Guarujá, SP, pode começar a receber voos comerciais em 2026, diz ministro
A previsão é que o terminal inicie as operações no primeiro semestre de 2026, após a conclusão do terminal de passageiros e a aprovação do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA).
Confira as primeiras etapas da obra:
Primeira fase das obras do aeroporto de Guarujá fica perto de ser concluída
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Fonte Oficial

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *